[ARTIGO] O futuro do trabalho

O artigo 'O futuro do trabalho: Home office para sempre, renegociação de salários, uberização: vai ter emprego para todo mundo?' escrito por Jacqueline Lafloufa conta com uma entrevista do Prof. Ricardo Festi. Leia um trecho abaixo e acesse o texto completo na íntegra clicando aqui.

Não deu nem tempo de levar a cadeira para casa. Quando a pandemia de Covid-19 quarentenou o Brasil, quase todo profissional não-essencial foi dispensado ou convidado a trabalhar de casa. Serviços de saúde, alimentação, transporte, entrega e emergência não podiam parar.
A pausa que prometia durar algumas semanas já completa sete meses, apesar dos movimentos de flexibilização. O estrago econômico desse distanciamento pode ser sentido em um passeio pelas ruas. De portas baixadas, muitos negócios não sobreviveram: 40% das empresas que fecharam até meados de junho atribuíram seu encerramento à pandemia, segundo o IBGE.
Como reflexo desse transtorno, o mercado de trabalho também se alterou: 8,7 milhões de brasileiros já trabalhavam remotamente em maio, enquanto 19 milhões foram afastados da função. Outros 9 milhões foram engrossar o coro dos "desocupados" (classificação do instituto), que em setembro bateu a casa dos 14,1%, contabilizando mais de 13,5 milhões de desempregados.